Casa inteligente. Você sabe o que é?

A casa inteligente ou automatizada já é uma realidade e as residências equipadas com tecnologia permitem conectividade, monitoramento e controle, a partir de um dispositivo central e/ou remotamente através do aparelho celular.

O resultado da automação é um ambiente prático, confortável, agradável, mais bonito, valorizado e seguro, de acordo com o interesse do usuário.

Pode parecer futurista, mas ajustar sua banheira pelo celular, programar a máquina de pão para deixar o pão pronto e quentinho ao acordar, monitorar os cômodos da casa, abrir um portão ou uma persiana enquanto está no trabalho e preparar todo o home Theater com apenas um comando já são ações possíveis e cada vez mais acessíveis.

SEGURANÇA

No quesito segurança, é possível investir em sistemas como alarmes contra roubo, aviso de vazamento de gás e até falhas elétricas. E também programar os aparelhos da casa para ligarem em momentos específicos. Já imaginou sair de férias e controlar as luzes, persianas e a televisão para ligar em horários de sua escolha, a fim de dar a impressão de que a casa não está sozinha? Pode se optar por sistema de visualização de imagem que permite monitorar toda a residência através de câmeras para você saber tudo o que está acontecendo na sua casa de qualquer lugar que você estiver.

ILUMINAÇÃO:

Essa automação permite a criação de ambientes muito agradáveis para ocasiões específicas, como jantares, filme, festas, momentos românticos ou relax. Utilização de sensores para acionamento automático, quando conveniente, e dimerizadores para controlar a potência ou as cores das lâmpadas.

SONORIZAÇÃO:

Possibilidade de se ter som ambiente em diferentes cômodos, que reproduzem todas as fontes de áudio e podem estar integrados com a TV, DVD, IPOD etc.

CLIMATIZAÇÃO:

Com comandos de climatização integrados ao sistema de controle, é possível ligar e desligar o aquecedor ou ar-condicionado em horários definidos, controlar aberturas e fechamentos das persianas, cortinas e toldos em determinados horários para tornar os ambientes mais arejados a fim de consumir menos energia elétrica.

QUEM PODE TER UMA CASA INTELIGENTE?

Este tipo de projeto é indicado para pessoas que apreciam novidades tecnológicas e praticidade, independentemente da idade. É indicado para casas, empresas ou apartamentos de qualquer tamanho. O ideal é contratar um arquiteto para fazer um projeto de pré automação no caso de obra nova, ou compatibilizar o projeto de interiores no caso de uma reforma. O projeto deve estar vinculado ao de instalações elétricas para que tudo funcione corretamente e cause menos transtornos.

AUTOMAÇÃO CUSTA CARO?

Os custos variam de acordo com a escolha do projeto. No geral, os mais requisitados são os de iluminação, que podem ser projetados por até R$ 1.000,00 (mil reais).

As opções oferecidas pelo mercado são inúmeras e o investimento varia de acordo com o estilo e bolso de cada cliente, mas vale a pena lembrar que com a automação é possível otimizar o consumo de energia elétrica, através do controle de tempo e potência dos equipamentos, utilizando apenas quando necessário.

Deixar uma resposta