Por que contratar um arquiteto para projeto de interiores?

Na hora de construir, reformar ou mobiliar o seu imóvel, é necessário planejar muito bem antes do “start”, pois se trata de um serviço complexo que envolve muitas etapas importantes. Etapas que se não realizadas corretamente podem prejudicar o processo de uma obra trazendo prejuízos financeiros e pessoais. Um bom projeto de interiores envolve muito mais que a mobília, deve ser compatibilizado e estar em harmonia com o projeto de gesso, paginação de piso, iluminação, revestimentos, decorações e orçamentos.

Antes de elaborar um projeto, todas as suas necessidades e desejos devem ser investigados para serem bem atendidos. Para resultar em qualidade e satisfação, os projetos devem ser compostos por técnica, criatividade, funcionalidade e estética, deixando o seu imóvel mais agradável, ambientalmente sustentável e adequado às suas necessidades e ao seu orçamento. E isso se torna mais fácil com ajuda de profissionais especializados na área não é mesmo?

navegantes-porque-contratar-um-arquiteto-01

“Muitas pessoas nem procuram os serviços de um arquiteto por pensar que é muito caro  e que vai acabar gastando muito.”

É claro que todo profissional qualificado tem o seu valor, mas na verdade você só estará otimizando os seus recursos, pois a experiência e visão global do arquiteto fará você economizar tempo e dinheiro gerando menos desperdício de materiais, menos retrabalhos na obra e preservando a sua qualidade de vida. Mas se mesmo valorizando esse tipo de trabalho você não conseguir incluir no orçamento a contratação de um profissional, existe a opção de contratar apenas uma assessoria, onde o arquiteto dará a noção geral das etapas da obra, bem como ajudar com a elaboração da disposição dos móveis, escolha de mão de obra, escolha de materiais, entre outras etapas da obra que não envolva a elaboração do projeto propriamente dito.

É comum achar que se consegue fazer tudo sozinho. Algumas pessoas realmente levam jeito e também possuem bastante tempo para pesquisar materiais e fornecedores. Mas, se sair algo errado você provavelmente vai gastar mais do que teria gasto com um projeto bem elaborado. Algumas técnicas e ações são muito importantes para que, sua casa ou apartamento seja aproveitado da melhor forma possível. Veja alguns exemplos:

  • Um estudo da planta analisando a posição solar e ventilação, ajudam a deixar os ambientes mais arejados e fazem com que você economize energia elétrica.
  • A análise do layout levando em consideração a circulação e ergonomia tornam os ambientes mais espaçosos e confortáveis.
  • A escolha de cores e materiais adequados para o seu estilo de vida e necessidades também são cruciais para o conforto dos moradores.
  • Saber comprar os materiais e contratar os profissionais corretos para a sua obra (marceneiros, eletricista, encanador, marmorista etc…), contam muito para a economia e agilidade.
  • A escolha correta da iluminação é fundamental para valorizar os ambientes.
  • Acompanhar os fornecedores no momento das instalações evita retrabalhos e garante um melhor resultado.

Então não perca tempo e nem dinheiro! Contrate um arquiteto!

 

Deixar uma resposta