Trabalhar em casa é um desafio pois, somos tentados a interromper o fluxo de trabalho por distrações de atividades do cotidiano, como um afazer doméstico, como dar atenção a família ou ao pet… Por isso o ambiente e o design escolhidos para o seu home office é tão importante para ter autodisciplina e não perder o foco. Levando em consideração que o ambiente onde estamos pode influenciar o nosso comportamento, separamos algumas dicas de arquitetura baseados nos estudos de neurociências para te ajudar a ter alta performance mesmo trabalhando em casa. O nosso cérebro se comporta de maneira muito diferente aos estímulos do ambiente doméstico, pois já está muito associado ao lazer, descanso, distração, relaxamento…então para conseguir manter o foco é necessário criar novos estímulos e fazer o cérebro entender que home office não é férias.
1) Escolha do Local
O local para trabalhar em casa deve ser apropriado, silencioso, bem iluminado e sem distrações (longe de tvs ou locais de circulação de pessoas etc). Pode ser num quarto, sala, sacada, enfim, mesmo que provisório deve ser um local agradável. Deixar ele humanizado pode aumentar o seu bem estar e a sua permanência no local. Mantenha a mesa organizada e decorada com objetos do seu agrado.
A organização é fundamental para a ordem do nosso cérebro. Estudos apontam que pessoas desorganizadas não só conseguiram manter menos foco nas suas tarefas, como também aumentaram o seu nível de estresse. Tal como acontece com pessoas multitarefas, a desordem cria uma sobrecarga nos seus sentidos, prejudicando na hora de pensar de forma clara e objetiva (isso serve para ambiente físico e digital).
2) Cumpra os rituais de “sair para o trabalho”
Tomar café, se vestir, se perfumar, arrumar os cabelos, e tudo o que pode associar as suas atividades home office com um trabalho convencional, pois o cérebro precisa de estímulos para entender que mesmo em casa precisa ser produtivo.
3) Cuide da Postura
Estar em casa não quer dizer que precisa se largar na cama ou no sofá de qualquer jeito, descuidando da sua coluna. É importante ter uma cadeira confortável com mesa de medidas apropriadas. Caso isso não seja possível, adapte uma cadeira simples com almofadas e se possível encosto para os pés. O computador deve estar no nível da sua cabeça para não prejudicar a sua coluna cervical. Essa situação ocorre na utilização de notebook e pode ser resolvida elevando o computador com alguma caixa ou livros para melhorar a postura.
4) Reduza os Ruídos
O ruído é o principal fator de perda de foco no trabalho, então se você não conseguir um espaço tranquilo e sem barulho, o ideal é fazer uso de fones de ouvidos. Uma sugestão é ouvir música instrumental (clássica com piano, violino ou sax), quanto mais vozes você ouvir na música, menos produtivo você será. A neurociência comprova que a música pode aumentar e muito a performance cerebral. Mas como esta questão está relacionada aos gostos pessoas, faça alguns testes para saber quais sons te deixam mais produtivo.
5) Faça associação do home office com o trabalho convencional
Se você possui itens decorativos na sua mesa do trabalho, como porta-retratos, porta canetas, canecas, etc, é interessante trazer para seu espaço home office. Isso ajuda o nosso cérebro a criar associações neurais entre esses ambientes e se sentir mais disciplinado e confiante no trabalho home office. Formular agendas, metas e cronogramas de trabalhos também irão contribuir para a disciplina do trabalho em casa e ajuda a nortear suas atividades.
6) Dê pausas e respeite a sua fisiologia
Ninguém consegue ser produtivo o tempo todo, então se adapte aos horários mais tranquilos e compatibilize com outras pessoas da família se tiver mais gente em casa. Observe os horários que você tem mais rendimento. Estabeleça intervalos pequenos para se alongar, tomar um café e até descontrair com a família ou até nas redes sociais. Estudos comprovam que são nesses momentos de trocas cognitivas que são gerados os famosos “insights” ou novas ideias que podem contribuir bastante para o seu trabalho.
7) Traga a natureza para perto
Pesquisar confirmam que estarmos em contato com elementos da natureza diminuem o nível de cortisol (hormônio do Estresse) e contribui muito para o bem estar. Pode ser um quadro com imagem de natureza, um vaso de plantas, enfim algo que tenha em casa para complementar a decoração da mesa de trabalho. Não precisa ser plantas naturais, caso não tenha essa disponibilidade. Nos momentos de pausa se conseguir observar paisagens através da sua janela, acariciar o seu pet ou colocar o pé em contato com a terra por alguns minutos já ajudam bastante nesse processo de controle do cortisol.
Separamos alguns home offices com ingredientes positivos para o foco e bem estar confira nas imagens abaixo (projetos autorais e projetos selecionados do Pinterest)