Um projeto comercial atrativo não é mais sinônimo apenas de um espaço bonito e com bons produtos, pois as pessoas estão muito mais exigentes quanto o assunto é “compras”. A arquitetura e o design exercem um papel importantíssimo na concepção de um projeto comercial, que vai além de um layout bem aproveitado, belo e funcional. Atualmente, a arquitetura comercial precisa levar em consideração também o propósito e o público-alvo da marca, ou seja entender a essência para que o ambientes internos e a fachada comuniquem por si sós.
A arquiteta Giseli Schmidt, responsável pelos projetos do @studiozaida, explica que o layout, todos os elementos, materiais, cores e símbolos que referenciam a empresa devem estar bem alinhados com os valores defendidos pela marca. E que a comunicação visual começa a ser desenvolvida já no projeto construtivo (quando é possível), pois, as edificações são formas de comunicação que se relacionam diretamente com o entorno.
Logo na entrada já nos deparávamos com o estande da Deca/Hydra e um milhão de gotas de papel, sinônimo de simplicidade e elegância, claramente visto em seus produtos. Este ano conta com um linha mais minimalista, porém luxuosa, peças em bronze e dourado e muita tecnologia inclusa. Contou também com a exclusividade em algumas peças criadas pelo designer Jader Almeida, que estavam expostas em um ambiente que inspirava design!
“Quando a marca e o projeto iniciam juntos, procuramos trabalhar em conjunto com o profissional de comunicação visual, pois ambos contribuímos muito para o início de uma história de sucesso. Quando a marca já está consolidada e somos contratados para fazer o projeto ou somente melhorar o que já existe, procuramos alinhar ao máximo possível o design com a linguagem da marca”, conta a arquiteta Giseli.
A arquitetura e a comunicação visual permitem comunicar de forma visual, verbal e não verbal, ou seja, a fachada e os ambientes internos dialogam com os consumidores de forma a atrair as pessoas para aquela marca. E isso pode ocorrer muitas vezes de forma inconsciente, por isso é tão importante que seja estudado o público alvo da marca. E por falar em inconsciente nessa etapa inicial do projeto pode ser elencado conceitos de psicologia ambiental ou neuroarquitetura tão usados nos dias de hoje em projetos comerciais
A percepção de valor por parte do cliente é realizada através de mínimos detalhes, podendo ser explorada por meio de vários elementos específicos na hora da elaboração do projeto, como por exemplo: a iluminação, a distância visual dos produtos e a disposição dos elementos são algumas das condições a serem plenamente observadas pelo arquiteto. Até a logomarca influencia na escolha dos materiais utilizados. O ponto primordial é pensar sempre na identidade da marca.
O alinhamento e o posicionamento da marca no mercado, chamado de ”branding” necessita de um bom projeto de arquitetura e comunicação visual para fundamentar os valores priorizados pela empresa.
A definição de materiais é muito importante para a comunicação visual. Por exemplo, uma empresa que trabalha com tecnologia, será melhor identificada com elementos minimalistas e materiais modernos, como o aço e o vidro. Por outro lado, para uma empresa que trabalha com produtos naturais, o uso de madeira pode identificar de maneira mais harmoniosa a companhia. Uma sugestão interessante é elaborar em conjunto a seleção do “concept board” dos projetos de arquitetura e comunicação visual. A compreensão das sensações e significados da paleta de tonalidades escolhida também é uma definição importante. A psicologia das cores é também uma estratégia empregada na arquitetura de interiores para obtenção de resultados específicos.
A iluminação deve ser muito bem escolhida para valorizar os produtos e ambientes. Para ambientes comerciais de roupas por exemplo deve se tomar cuidado com o nível de IRC (índice que mede a fidelidade de cor que da iluminação reproduzida nos objetos), para que as roupas não mudem de cor aos olhos do consumidor.
Uma tendência bastante “em alta” para projetos comerciais é projetar um “espaço instagramável”, que é um espaço criado para as pessoas tirarem foto e consequentemente divulgarem a marca através das redes sociais. Esses espaços comunicam e interagem com os consumidores de forma que queiram divulgar espontaneamente a marca através de fotos divertidas e exclusivas.
A arquitetura em conjunto com a comunicação visual resulta na harmonia entre os ambientes internos e externos. Tudo faz mais sentido e tem mais identidade. A clareza de informações torna o comércio mais convidativo e atrativo, trazendo impactos mais positivos para a marca e consequentemente para as vendas.