O que é um ambiente instagramável?
A forte presença das redes sociais no cotidiano atual gerou uma nova tendência no design e no Marketing: o ambiente instagramável.
O termo tem se revelado uma excelente maneira de engajar os clientes e gerar compartilhamento orgânico trabalhando o branding da marca.
O objetivo dessa técnica é criar ambientes, produtos e experiências que estimulem o “click”. Ela apela para o hábito contemporâneo de registrar tudo em imagens e oferece conteúdo visual impactante. Tudo – é claro – sempre muito bem alinhado com os interesses da empresa.
O ambiente instagramável deve ser visualmente tão instigante a ponto de agregar valor às fotos do lead. Logo, as pessoas irão voluntariamente compartilhar essa imagem em suas redes sociais, geralmente marcando os perfis oficiais da loja. Isso faz com que outras pessoas sejam atraídas pela marca ou até o local para usufruir do espaço.
Utilizar o ambiente instagramável junto de uma campanha com alguma hashtag específica é o ideal para aumentar o alcance da estratégia de Marketing, por exemplo.
Além disso, é uma forma única e criativa de explorar o branding da marca. Afinal, trata-se de uma verdadeira instalação artística de sua marca. Nela, você tem muito espaço para expressar de forma criativa seus valores e toda a identidade que deseja comunicar aos clientes.
Ou seja, você cria um ambiente legal e, então, seus próprios clientes e visitantes passam a gerar conteúdo gratuito para você. Não é demais? Esses espaços servem para aumentar o alcance da marca e chegar até um público que, talvez, não fosse alcançado através dos compartilhamentos massivos nas redes pessoais.
Vejam alguns espaços instagramáveis projetados pelo Studio Zaida que deram certo:
Espaço criado para a Loja Modellito, com balanço de flores com objetivo de oferecer ao público uma verdadeira experiência divertida ao conhecer os seus produtos.
Espaço criado para o Empório do Bolo para estimular uma visitinha dos amantes de doces caseiros ao local.