O feng shui é uma ciência milenar chinesa que estuda os efeitos das energias do ambiente natural ou construído. Isto é feito através de ajustes da estrutura física dos ambientes a fim de gerar equilíbrio e bem estar para as pessoas. É uma ciência Construída sobre os mesmos fundamentos da acupuntura e da medicina oriental, O estudo do feng shui nos permite manipular o ambiente corretamente e beneficiar das energias geradas pelo universo, pela terra e pelas construções.
Para os orientais, a casa é um organismo vivo, como um corpo. A respiração e a circulação são fundamentais para a boa energia estar presente na saúde dos locais. O objetivo é desenvolver essa conexão entre a pessoa e o lugar que ela habita. Seja sua residência ou seu espaço de trabalho.
Na arquitetura, O trabalho para equilibrar as energias do ambiente é feito com base na Teoria dos 5 Elementos, também utilizada pela Medicina Chinesa. Tudo que existe, seja material ou apenas energia, pode ser classificado em uma dessas cinco categorias energéticas: madeira, fogo, terra, metal e água. A cada fase estão associadas formas, cores e materiais. Cada ambiente possui um tipo específico de energia sutil, que interage com as energias do mundo físico. Quando as energias sutis presentes são nocivas, usamos o elemento indicado como remédio para neutralizá-las. Em ambientes onde as energias sutis são benéficas, utilizamos os elementos adequados para fortalecê-las.
Os conceitos do feng shui vão desde questões de limpeza, organização e não acumulo de materiais sem utilização, como conceitos de ajustes na estrutura do ambiente. E é aí que entra o profissional de arquitetura e feng shui para auxiliar nos ajustes de mobília, cores, materiais, texturas, decoração, iluminação entre outros materiais que contribuem para todo o conjunto, harmonizando os ambientes e relacionando com todas as áreas da vida dos moradores, como: saúde, relacionamentos, prosperidade, amigos, sucesso, trabalho, espiritualidade, família e criatividade.
A arquiteta, neuroarquiteta e consultora de feng shui, Giseli Schmidt conta que o feng shui e a neuroarquitetura se completam, pois ambas têm foco promover harmonia e bem estar na vida das pessoas.
Quando os nossos ambientes estão em harmonia e equilíbrio, ganhamos qualidade de vida, atraímos bons relacionamentos, bons amigos, estabelecemos bons negócios, ganhamos paz de espírito, enfim, tudo flui, diz a arquiteta.