O local de trabalho deve ser cuidadosamente estudado antes de ser projetado, pois é no trabalho que passamos a maior parte do nosso tempo, então, se as condições não forem adequadas, além da perda de rendimentos pode trazer sérios riscos à saúde.
Para garantir a saúde no trabalho, fazemos todo o levantamento das atividades desenvolvidas e contamos com o auxílio da norma regulamentadora NR17 que estabelece parâmetros para adaptação das condições de trabalho com as características dos trabalhadores, visando conforto, segurança e desempenho eficiente.
Confira algumas DICAS de ergonomia:
– Para uma posição mais confortável na cadeira pode se utilizar apoio para pés.
– Quando estiver na frente do computador lembre-se: a cabeça deve estar alinhada com o monitor. No caso de notebook, o ideal é erguer o monitor para que o pescoço não fique sofrendo pressão da cabeça. Para utilizar o mouse o cotovelo deve estar completamente apoiado em cima da mesa.
– A coluna da pessoa que está sentada deve encostar confortavelmente na cadeira, em ângulo de 90 graus.
– Mantenha um ambiente bem iluminado, preferencialmente com luz natural, desde que se evite o reflexo na tela do computador, tem uma melhor visão e a atenção.
– Se você tem uma atividade repetitiva, tenha um intervalo a cada hora.
Para quem trabalha em pé temos as seguintes dicas:
– Faça atividade física, o exercício é fundamental para fortalecer a musculatura e preparar você para qualquer atividade do dia, inclusive para o trabalho. Alongamentos são importantes como um aquecimento, mas não eliminam o exercício como a corrida ou a musculação.
– Movimente-se frequentemente durante a rotina de trabalho. Lembre-se de mexer o calcanhar. É importante lembrar que o corpo foi feito para se mexer.
– Use roupas leves e um calçado confortável
– Existe uma cadeira especial chamada “banco semi sentado” e pode oferecer um encosto para aliviar as pernas e os pés e não sobrecarregar a postura. Se você tiver esta opção, encoste ali alguns minutos sempre que puder para ajudar.
– Beba bastante água, coma mais alimentos in natura e alimentos com fibras para reforçar o corpo que está a muito tempo em pé.
O importante é perceber que o ambiente de trabalho deve estar de acordo com as condições favoráveis para diminuir a fadiga e o mal-estar. Quanto mais conseguir evitar processos que cansem o seu corpo, melhor você estará durante o seu dia de trabalho e trará melhores resultados como um todo em seu ambiente.
Proporcione os cuidados necessários, entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos projetos visando a qualidade no trabalho diário!
*Imagens ilustrativas retiradas da internet