Na hora de planejar o interior de um ambiente, é sempre bom trazer algo inovador. Elementos que criam sensações e geram curiosidade, deixando o ambiente mais agradável e interessante. Com a variedade de produtos aumentando cada vez mais, é possível trabalhar com algo que se encaixe em cada projeto. Ultimamente, tem sido muito utilizado o revestimento 3D. Um material que possui varias formas e modelos e pode ser aplicado em áreas internas e externas. Quando projetado junto com a iluminação, seu relevo causa um sombreamento natural, ressaltando o efeito tridimensional.
As inovações tecnológicas permitem revestimentos em diferentes materiais, os mais utilizados são: cerâmicos, cimentícios, PVC, gesso e alumínio.
CERÂMICOS E CIMENTÍCIOS
Por serem os mais fáceis de encontrar, acabam sendo os mais utilizados. São colocados geralmente com argamassa, e dependendo da resistência do material, podem ser aplicados em fachadas. Os cerâmicos vem em placas maiores e são mais práticos para limpeza, dependendo da profundidade e porosidade pode ser colocado em áreas úmidas. Já os cimentícios tendem a ser mais porosos, porém tem um acabamento melhor, por serem em peças que encaixam umas as outras, não aparecendo emendas.
PVC
São placas decorativas desenvolvidas em liga plástica, resistentes à água, não propagam mofo nem chamas e são imune a cupins. São bem leves e aplicadas com um tipo de cola, o que diminui a sujeira na colocação.
GESSO
O revestimento 3D de gesso pode ser comprado pronto ou fabricado em formas de silicone. A aplicação pode ser feita diretamente sobre alvenaria ou drywall.
ALUMÍNIO
São produtos que encontrados no forma de inox não sofrem oxidação atmosférica, já na forma aço cortem tem efeito contrario proposital, que muda com o tempo. De forma geral, são instalados com um adesivo especial.
Ainda está na duvida de qual tipo de revestimento usar? São diversas marcas e modelos para escolher, além de preços bem variáveis. Vale a pena pedir a ajuda de um profissional para auxiliar na escolha!