Você sabia que o vidro é o único material que pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder a sua eficácia em termos de características e qualidade?
Sua reciclagem é considerada uma atividade extremamente econômica e com grande lucratividade em países bem planejados, mas ainda é pouco explorada no Brasil, tornando-se o material de maior volume nos aterros sanitários.
Quantas vezes você já comprou alimentos ou outros produtos em embalagens de vidro e jogou fora? É quase automático: você acaba de usar o conteúdo e descarta no lixo comum ou reciclado. Esse é o procedimento mais comum na hora de descartar os inúmeros frascos de vidro que desocupamos diariamente. No entanto, com um pouco de jeito e criatividade, esses potes podem ganhar vida nova.
Na decoração ou na organização de ambientes as possibilidades são inúmeras. Dar um novo uso para essas embalagens ao invés de mandar para o lixo não se trata apenas de economia, mas sim de uma atitude sustentável:
Com a tendência da sustentabilidade, o que era simples na decoração, se tornou chic. Do mundo da moda para a arquitetura, vem se destacando o estilo “Hi-Lo” (High-Low), que é a composição de peças mais sofisticadas com peças mais simples ou recicladas no mesmo ambiente.
Por exemplo:
Em uma sala usa-se uma peça de resina e um vaso de flores com maior valor financeiro em cima de um caixote de feira. Ou em um aparador, um vaso supermoderno ao lado de um difusor feito com vidro de conserva. Aderimos a essa tendência nos projetos sempre que possível e amamos os resultados.
Abaixo pintamos vidro de conserva e transformamos em um lindo porta-lápis que chama a atenção e deixa um detalhe super agradável, às vezes sem imaginarmos como foi simples e fácil deixar o ambiente mais bonito:
Pensando nisso, vamos compartilhar outra ideia que colocamos em prática em nosso escritório no qual você poderá deixar o seu ambiente mais organizado e bonito.
Reutilizamos algumas embalagens de geleia que resultou em um jogo de potinhos para organizar alguns temperos na nossa cozinha.
Quanto utilizado para guardar alimentos, a higienização é um fator positivo na reutilização do vidro, já que é um material produzido com elementos naturais que não permite a passagem de fungos ou bactérias e é de fácil limpeza.
Essas foram as ideias que testamos, mas ainda existem muitas outras formas de reutilizar embalagens, utilize-se da sustentabilidade ao seu favor e crie peças inovadoras em seu ambiente!